Por se tratar de pesquisa na área das Humanidades, os métodos qualitativos predominam, embora a pesquisa trabalhe com dados quantitativos e sua expressão, através de elaboração de mapas, planilhas e gráficos estatísticos.

 

1. Coleta de informações bibliográficas em sites, livros, periódicos, em bibliotecas virtuais e outras, intercâmbio online com realizadores e pesquisadores de cada Estado, sobre: título, formato, ano de produção, duração, sexo dos realizadores, procedência, fonte de patrocínio, mercado exibidor, tema e sinopse dos filmes documentais de cada Estado, de 1997 a 2010.

 

2. Elaboração de mapas gerais e por Estado, segundo dados coletados em critérios já informados, planilhas gráficas e organização de dados quantitativos em listas de produtores e documentários por Estado.

 

3.  Pesquisa de campo nos seis Estados da região buscando aprofundar, através de depoimentos filmados e coleta de dados e de imagens, as representatividades e discursividades presentes no material fílmico, cuja análise possa vir a contribuir para a compreensão das mudanças e inovações culturais da Amazônia imaterial.

 

4. Seleção e análise fílmica feita pela equipe de pesquisadores, através da visualização de documentários de cada Estado e seminários mensais abertos ao público, sobre a produção desses documentários e as políticas públicas, federais, regionais, estaduais e municipais de incentivo à produção audiovisual no período. A realização do seminário será de responsabilidade de um pesquisador por Estado.

 

5. Redação do relatório técnico, produção de imagens digitais e estrutura do texto a ser publicado futuramente.

 

6. Edição de documentário digital sobre a pesquisa.