O Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (NAVI/Ufam) começou suas atividades em 2006. Reúne pesquisadores e estudantes interessados no estudo das imagens, sobretudo as que retratam características do cotidiano do homem Amazônico.

 

A proposta do grupo é tratar o visual como objeto de estudo e como método de conhecimento.

 

A ideia da criação do grupo surgiu a partir de duas necessidades. A primeira era a organização de um banco de imagens amazônicas utilizadas nos trabalhos científicos da Ufam e a segunda, pelo fato de que muitas pessoas na universidade possuíam imagens que retratavam a realidade da região, porém esses registros não eram organizados em um acervo.

 

A professora Selda Vale da Costa, fundadora do núcleo, gravou durante 20 anos em VHS, imagens sobre a Amazônia que eram veiculadas na TV. A partir dessa coleção pessoal foi criada uma videoteca no curso de Ciências Sociais, que depois de organizada em DVD se tornou o primeiro acervo do Navi. Hoje o acervo conta com mais de 500 filmes relacionados à Amazônia, além de uma biblioteca de livros sobre o Audiovisual.

 

O NAVI realiza, desde 2006, a Mostra Amazônica do Filme Etnográfico. Em outubro de 2011, realizou sua 5ª edição.

 

Coordenou, também, a Mostra Etnodoc, I e II, em Manaus, 2009 e 2011. Para acessar o site do NAVI: http://www.navi.ufam.edu.br/

 

{youtube}3eoRejxdz9s{/youtube}